Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

MAZUCA, ex-jogador do Clube Recreativo de Sertaneja

Aparecido Pedro Mazuchini, o Mazuca nasceu no dia 10 de julho de 1939 em Xavantes, no Estado de São Paulo e foi jogador do Clube Recreativo de Sertaneja, time que disputou o Campeonato Paranaense profissional nos anos de 1962 e 1963 pela Região do Norte Velho.

Iniciou sua Carreira em Sertaneja no time do Juventus e depois ingressou no Clube Recreativo de Sertaneja.

Aqui vemos o time do Recreativo em um jogo em Bandeirantes contra o Guarani de Bandeirantes em 1957. Da esquerda para a direita com Baianinho, Mazuca, Pelezinho, Benício, Otacílio, Jaime, Totó, Moraes e Nezinho.

Foram Campeões amadores pelo Juventus contra o time de Leópolis, e também pelo Clube Recreativo como aparece na foto de 1960 com a faixa de Campeões.

Pelo Recreativo houve um jogo contra o Olaria do Rio ocorrido em Sertaneja, que foi um jogo duro e o Olaria venceu por 2 X 1.

Aqui vemos a escalação do Recreativo da esquerda para a direita: Luis Fabreti, Maurinho, Walter, Sargento Laurindo, Lauro soldado, Teixeira e totó; Agachados: Mazuca, Luisinho, Amaral, Otacílio, Simão e Tenente Nelson.

 

Mazuca chegou a ir para o Olaria do Rio, e ficou por lá por 4 meses entre o ano de 1960 e 1961, e durante este tempo conheceu Garrincha, Nilton Santos e muitos jogadores do futebol carioca da época.

 

A mesma escalação da foto anterior, porém em outro ângulo, e vejam que o tenente Nelson agora está com o chapéu, e o Mazuca está olhando de frente para o fotógrafo.

Mazuca é grande amigo de Marcelo Dieguez, bem como seus filhos, Nildes, Jaquerley e Agnaldo.

 

Aqui Mazuca ao lado do amigo e goleiro Totó que faleceu em janeiro de 2010.

Mazuca fez muitos amigos por onde quer que passou, do futebol de Sertaneja como: José Olegário (Presidente na época do Clube Recreativo de Sertaneja e Prefeito da cidade), Totó, Eliud, Maurinho, Simão, Maia, Toninho Franjinha, Walter, Pedro Taketune, Lauro Soldado, Teixeira, Luis,Otacílio e muitos outros que estão pelo Brasil afora e também que já faleceram.


Esta é outra formação do Recreativo em uma época, em 1968, e a escalação é: Totó, Olívio, Borges, Artur, Tião Inácio, Orlando Maia, Tulinha, Zé Maria e Zé Luis Stelato.

Agachados: Maurinho, Mourão, Mazuca, Chiquinho, Zaia, João Rogério, Chicão e Lelo.

 

Mazuca já foi vereador do Município de Sertaneja por vários mandatos, e hoje trabalha na Prefeitura de Sertaneja.


Meu amigo Mazuca quero deixar esta homenagem para você e sua família pela amizade que fizemos, e suas fotos que consegui de sua carreira vão estar no nosso arquivo e na sua ficha para que todos possam ver e lembrar dos tempos áureos do futebol de nossa querida terra Sertaneja.

 

 

Publicado por: Murilo Dieguez

 banner5

Fonte de Pesquisa:

Entrevista de Mazuca para O Historiador do Futebol,

acervo www.historiadordofutebol.com.br

 

 

 

 

"Mazuca você faz parte da história do futebol, e eu seu amigo Marcelo Dieguez, O Historiador, não vou deixar sua história ser esquecida".