Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

LUIS CARLOS, ex-goleiro do São Bento de Sorocaba-SP, Mourãoense-PR, Atlético Paranaense, Nove de Julho de Cornélio Procópio-PR, Flamengo de Varginha-MG e Guaçuano de Mogi Guaçu-SP.

 

 

Luís Carlos Piurcosky, o Luís Carlos nasceu no dia 04 de dezembro de 1951 na cidade de Ponta Grossa no Sul do Estado do Paraná.

Luís Carlos é descendente de poloneses, filho de Eduardo Piurcosky e Alzira Piurcosky.


Seus primeiros passos como goleiro foi no time da willis,em Itapetininga,depois o técnico Zito Galera, levou-o para o Jabaquara e posteriormente o lançou como titular do time da A.A. Alplan,muito que aprendeu no começo de sua carreira deve ao Galerão.

Depois foi embora para Sorocaba,lá conheceu o Miroldo e o Biscoito que o convidaram para jogar no América,naquele mesmo ano mudou-se para Santos, onde passou a treinar nos juvenis,com o técnico Olavo e o Marinho, irmão de Luis Carlos, e nos infantis com o técnico Formiga.

Sua familia voltou para Sorocaba, e ele foi jogar na Maringá em Itapeva,onde foi bi-campeão regional,voltando a Sorocaba fui parar no Vila Haro,onde também jogava o centro avante Titica que jogou no São Bento e Nautico do Recife.

No Vila Haro,o Junior indicou-o para o dirigente do São Bento Joel,que foi assistir a um jogo do Vila e levou Luis Carlos para o São Bento de Sorocaba.

Iniciou sua carreira como Profissional no São Bento de Sorocaba.

Jogou o Paulistão e Torneio de Incentivo, juntamente com os goleiros Geninho e Luiz Antonio que depois foi para o Corinthians.

Seu primeiro jogo foi contra o Botafogo de Ribeirão preto, quando enfrentou um ataque composto pelo Dr. Sócrates e o centro avante Geraldão, Luís Carlos saiu-se bem com uma vitória por 2x1 em Sorocaba, e pela primeira vez, ouvindo a torcida tira prosa do azulão sorocabano gritar seu nome a cada defesa feita.

 

Em 1976 transferiu-se para a Mourãoense de Campo Mourão, onde estreiou contra o Coritiba, penta campeão paranaense, sendo o melhor em campo segurou um resultado que entrou para a história de Campo Mourão 0x0, sendo que, o mesmo time sem o goleiro Luis Carlos perdeu de 9x0 para o Coritiba no primeiro turno.

 

Ficou alguns meses no Atlético Paranaense, morando na baixada, mas não teve chances de mostrar seu futebol.

Depois fez contrato com o Nove de Julho de Cornélio Procópio, levado pelo treinador Diamante, ainda ficou no 9 de Julho na época do treinador Coutinho e o Maidana.

Abaixo o Nove de Julho que venceu o Time de Uraí por 9 x 0 no aniversário da cidade de Uraí.

Barra Mansa,Poli,Luís Carlos(goleiro)Everaldo,Jonathas,Beto,Nuguet.

Destaque para o grande COUTINHO que fez a famosa dupla Pelé e Coutinho no Santos Futebol Clube, Coutinho era o técnico deste time.

Cambará x Nove de Julho

Este jogo foi em Cambará, o Matsubara, estava sendo treinado pelo ex-artilheiro Paquito, que se revelou também um ótimo técnico, neste jogo ele, estava com alguns problemas em sua equipe, mas mesmo assim, depois de algumas substituições, conseguiu suplantar a nossa boa equipe e ganhar pelo placar de 3X0, na reportagem da foto Luis Carlos aparece buscando mais uma vez a bola no fundo da rede, era o terceiro gol do atacante Brandão, a nota da imprensa dizia, Luis Carlos não teve culpa nos gols que sofreu!!!

Brandão é o mesmo que jogou no Corínthians, Londrina, e outros clubes, excelente centro-avante!!!

Foi embora quando o 9 de Julho estava prestes a fechar as portas, antes da gestão do presidente Aldemar, Aldemar foi seu diretor de futebol, e o goleiro tinha por ele grande amizade.


Do 9 de Julho foi transferido para o Flamengo de Varginha, onde disputou o torneio de incentivo mineiro, o time foi campeão mas perdeu quatro pontos na federação ficando sem o Título.

A diretoria do Flamengo estava reunida no sindicato à praça João Pessoa, quando Luis Carlos entrou no salão.


Depois de cumprimentar à todos, Perguntou se estavam precisando contratar um goleiro,um dos presentes
disse:


- Este é um dos motivos desta reunião.

Luis Carlos colocou suas fotos de reportagens sobre a grande mesa, e disse:


- Já encontraram o goleiro, depois do álbum ser passado de mão em mão, o presidente do clube falou.


- Se todos estão de acôrdo, vamos mandar o goleiro para o Hotel Sta. Terezinha. Um dos diretores foi
designado para acompanhar o goleiro até o Hotel à av. Major Venâncio, assim, num lance bem rápido ele já estava
praticamente contratado pelo Flamengo, só faltava mostrar em campo, o que os diretores leram no papel.

Time do EC Flamengo que disputou o torneio de incentivo mineiro, e permaneceu invicto no certame.


Goleiro Luís Carlos, laterais Santos e Beto, zagueiros, Moacir e Alves, meio campo, Haroldo e Ciro,
Ponta direita, Kiko, meia direit, Edmir, centro avante,Julinho e ponta esquerda, Bilau, este era o time titular, o plantel ainda contava com o goleiro Alamir e o goleiro Nô, Vandir, Valmir, Luizinho, tToinho, Ermano,Juca, Gessy.

O Flamengo foi Campeão dentro de campo, mas perdeu 4 pontos na federação.......!!!!!!!!!!!!!!

Depois de ficar final do ano descansando e aproveitando as férias, Luis Carlos recebeu a visita do seu amigo Benfiquinha, e o popular Gica de Itapeva-SP, vieram convidar para fazer um contrato com a Cesp de Itapeva-SP, que iria disputar o certame amador do sul do estado.

A proposta foi 2.000,00 por vitória, mais estadia no Palace Hotel de propriedade do Gica, Luis Carlos não pensou duas vezes, embora para Itapeva, e seu irmão Marinho que era meio campo também foi contratado e o amigo Birão zagueiro também de Sorocaba.

Não soube qual foi o contrato que fizeram, só sabe que o dele foi ótimo, pois a Cesp, só empatou o jogo da decisão em 1x1, nos jogos em que ele atuou, todos os outros jogos foram vencedores.

 

 

Foi transferido para o Guaçuano de Mogi Guaçu-SP, fez um excelente campeonato, no Guaçuano pendurou as chuteiras definitivamente.

Luis Carlos tem o bolg que leva seu nome, onde conta sua história e fotos no futebol, O Historiador do Futebol entrou em contato com ele pedindo autorização para publicar a grande história deste goleiro que jogou em muitos Clubes, inclusive no Nove de Julho de Cornélio Procópio, e Luis Carlos prontamente autorizou e respondeu nossas perguntas da entrevista, que montamos sua história.

Obrigado Luis Carlos !!!!

 

 

 

 

Publicado por: Murilo Dieguez

 banner5

Fonte de Pesquisa:

Entrevista de Luis Carlos para O Historiador do Futebol,

acervo www.historiadordofutebol.com.br;

luiscarlospiurcosky.blogspot.com

 

 

 

 

"Luís Carlos, você faz parte da história do futebol, e eu Marcelo Dieguez, O Historiador não vou deixar sua história ser esquecida".